WORKSHOP
RIG MASTER NO AFTER EFFECTS
Olá, eu sou o Tiago Castro
Diretor de animação, motion designer e animador de personagens, especialista em rig de personagem com mais de 10 anos de experiência no mercado publicitário. Ao longo da minha jornada, tive o privilégio de colaborar em projetos para marcas renomadas como Disney, Adobe, ESPN, Sadia, Globo, Nubank, Shell, Microsoft, Freefire, Google, entre muitas outras.
Sou mentor do curso Motion Master e, agora, pela primeira vez, vou compartilhar meus conhecimentos em um workshop exclusivo de rigging de personagens no After Effects.
Serão 5 horas de imersão, onde irei ensinar diversas técnicas de rigs, desde o rig da estrutura, Head Rig e como fazer um Lip Sync, mesmo que nunca tenha feito antes, incluindo um bônus onde irei ensinar como animar um walk cycle.
O que você vai aprender no Workshop?
Fundamentos do Rig de Personagem e Ferramentas Essenciais
• Visão geral das ferramentas: After Effects e os principais plugins que vamos usar, como Duik e Bao Bones — essenciais para dominar o rig de personagens.
• O que é rigging e como ele facilita a animação de personagens e objetos.
• Exemplos de animações e projetos que se beneficiam do rigging.
• Estrutura de personagens: preparação no Illustrator/Photoshop.
• Organização de camadas e separação de partes para o rig.Anatomia e Esqueleto do Personagem.
• Nomenclatura das layers para facilitar na criação do rig.
Configuração de Rig no After Effects
• Uso de scripts e expressões para automatizar movimentos.
• Pré-avaliação da animação para definir o plugin e o tipo de rig a ser utilizado no projeto.
• Configuração do workspace.
Rig de Personagem Avançado
• Entendendo o que são Bones e Joints.
• Rig usando Duik.
• Rig usando o Bao Bones.
• Rig de animais.
• Rig de objetos.
• Head rig (criando controladores para expressões faciais) e a lógica por trás do Duik.
• Criação de controladores para lipsync.
Técnicas de Automação e Expressões
• Utilização de expressões para criar rigs dinâmicos.
• Como fazer ajustes em rigs já prontos.
• Uso de Null Objects e Controllers para animação interativa.
• Criação de sliders para controle de poses.
• Atalhos e dicas para otimizar o workflow no After Effects.
Aplicação Prática: Animando um Walkcycle
• Conceitos básicos dos princípios da animação.
• Criação de um ciclo de caminhada ou ação simples.
Finalização e Exportação
• Preparação do personagem para uso em diferentes animações.
• Exportação de presets e rigs para reutilização.
• Configuração de personagens para animação em produção (pipeline).
Sessão de Feedback e Dicas Finais
• Revisão dos tópicos principais.
• Tire suas dúvidas e receba orientações personalizadas.
• Dicas práticas para aprofundar seus conhecimentos e avançar no rigging.
• Ao longo do workshop, sortearei algumas pessoas para criarem rigs ao vivo comigo.
"Ah Tiago, gostei, mas onde vou achar os personagens para eu animar? "
vantagem do workshop...
4 personagens
• Você vai receber 4 personagens para aplicar os ensinamentos do workshop, podendo montar você mesmo todo o rigging e adicionar ao seu portfólio.
Certificado Digital
• Receba seu Certificado Digital ao final do Workshop
Networking & Sorteios
• Networking & Sorteios Conecte-se com profissionais e entusiastas da área e concorra a prêmios exclusivos.
faq